Por que usar o WordPress? O que é CMS?

0
281

Por que usar o WordPress?

Por que usar o WordPress? O que é CMS? Quais são as vantagens do WordPress? Por diversas vezes me deparo com estas perguntas sendo feitas por pessoas que estão querendo aprender a criar seus sites/blogs ou por pessoas que já conhecem um pouco de programação Web e muitas vezes tem uma barreira muito grande quando se fala em utilizar um CMS como o WordPress para criar sites.

O que é CMS?

Para quem não sabe o que é CMS, este termo é a sigla em inglês Content Management System, traduzindo Sistema de Gerenciamento de conteúdo. Um CMS, como o próprio nome já diz, é um aplicativo voltado para auxiliar no gerenciamento de conteúdo. Através de um CMS é possível gerenciar todo tipo de conteúdo desde textos, imagens, áudios e vídeos disponibilizando este conteúdo através da internet.

Podemos dizer que um CMS pode ser considerado um Framework estruturado de forma a simplificar todo o processo de publicação e gerenciamento de conteúdo para os seus usuários.

Um bom CMS permite aos administradores e provedores de conteúdo de um site/blog publicarem seu conteúdo, seja texto, imagens e outros de maneira muito simples, rápida e sem nenhum conhecimento de programação.

Um bom CMS também permite que usuários que possuem um pouco mais de conhecimento em programação não fiquem engessados e possam facilmente expandir suas funcionalidades e seu conteúdo.

Então por que usar o WordPress?

OO WordPress é o mais popular CMS existente atualmente, ele possui milhões de usuários no mundo todo e de acordo com o site Built With, o WordPress domina o a web. 51% dos sites/blogs são criados com WordPress, seguidos pelo Joomla com 7%, Blogger e Drupal com 2%.

Vantagens do WordPress

Se as estatísticas de utilização não são suficientes, vamos falar das vantagens do WordPress. A Primeira grande vantagem é que o Wordpress é baseado na licença GPL, ou seja, é gratuito e todo o código é fornecido junto com ele facilitando o estudo e aprendizado do mesmo.

Vantagens do WordPress – Muito Conteúdo disponível

O WordPress possui uma das maiores comunidades de usuários do mundo, o que gera muito conteúdo como artigos, fóruns, grupos de discussão, redes sociais, tutoriais, vídeos, cursos e muitos outros recursos para quem quer aprender.

Vantagens do WordPress – Infinidade de Recursos

Outra das maiores vantagens do WordPress é a quantidade gigantesca deste fantástico CMS. Os infinitos recursos do WordPress como Plugins e temas disponíveis permitem expandirmos as funcionalidades do WordPress virtualmente para praticamente tudo que você possa imaginar necessário em um Site ou Blog.

Hoje temos no repositório do WordPress mais de 5000 temas disponíveis para download e todos gratuitos. Além disso existem também centenas de temas comerciais Premium.

Além dos temas, temos também os Plugins que estendem a funcionalidade do WordPress e no repositório do WordPress, hoje neste momento em que estou escrevendo este artigo são 47.676 plugins disponíveis para download e totalmente gratuitos. E da mesma forma, assim como os temas existem centenas de plugins Premium disponíveis.

Mesmos os temas e plugins comerciais, que por serem baseados em WordPress e obrigatoriamente estarem sob a licença GPL, são distribuídos com o código fonte completo, permitem que qualquer um de acordo com a sua necessidade e um pouco de conhecimento de programação possa facilmente altera-lo e expandi-lo.

Vantagens do WordPress – Responsivo e SEO amigável

Vantagens do WordPress

Além dos recursos infinitos disponíveis uma das grandes vantagens do WordPress é o fato de que grande parte dos temas atuais disponíveis serem totalmente responsivos. Além do próprio WordPress ser ter recursos de otimização SEO, muitos dos temas disponíveis, já possuem o SEO otimizado. Também temos vários plugins fantásticos, para melhorar a otimização do SEO dos Sites e Blogs.

Comércio Eletrônico e Loja Virtual

Com tantos recursos, o WordPress não poderia deixar de lado o comércio eletrônico. Com o crescimento exponencial dos negócios online o WordPress possui o seu próprio plugin para criação e gerenciamento de lojas virtuais.

O WooCommerce complementa o WordPress com centenas de temas e plugins disponíveis, não deixando nada a desejar em relação as outras plataformas de e-commerce existentes.

Hoje de acordo com o site Built With, o WooCommerce é a plataforma mais utilizada em lojas virtuais em toda a internet. Totalizando uma incrível marca de 39% das lojas existentes, seguido pelo Magento com apenas 6% e o Shopify com 5%.

Sou desenvolvedor web por que usar o WordPress?

Muitos desenvolvedores web tem verdadeira ojeriza a utilizar um CMS como WordPress, eu digo isso por que eu sou desenvolvedor e também pensava assim, normalmente dizemos coisas como WordPress é engessado, WordPress é para quem não sabe programar e muitas outras coisas como estas.

Por que usar o WordPress então? Ha poucos anos atrás, eu comecei a perceber que perdia muito tempo desenvolvendo sites simples e que para fazer a manutenção sempre demandava muito tempo. Percebi que tinha que encontrar uma solução melhor e que me desse mais velocidade na entrega e na manutenção dos sites.

Comecei minha pesquisa sobre qual seria o melhor caminho usar um CMS, um Framework mais completo? Baseado nos dados que expus neste artigo, eu tomei a decisão de migrar para WordPress e hoje não tenho nenhum arrependimento da minha decisão e sim fico pensando por que não fiz isso antes?

Então devo jogar fora todo o meu conhecimento de desenvolvimento web?

Não, claro que não, o WordPress apesar de ter uma estrutura voltada para a criação de sites e blogs sem a necessidade de habilidades em programação, ele é totalmente escrito em HTML, CSS, PHP e Javascript e seu código fonte é totalmente aberto e muito bem documentado.

Com conhecimento destas linguagens, é possível entender e expandir as todas as funcionalidades do WordPress de acordo com as suas necessidades e sem perder nada. Tornando o trabalho final ainda mais completo.

Adotando então a plataforma WordPress, você vai ter um ganho fantástico de Tempo, Velocidade no desenvolvimento, se focando no que realmente é importante e Qualidade no resultado dos seus trabalhos.

Concluindo, por que usar o WordPress?

O WordPress surgiu como um CMS e inicialmente foi utilizado principalmente em blogs e sites de publicação de conteúdo, hoje com a infinidade de Recursos existentes para ele, como temas, plugins e conteúdo educativo, é possível criar sites profissionais completos dando um show em muitos sites que tem por aí desenvolvidos em outras plataformas.

Ou seja, qualquer um pode ter um site ou um blog, sem nenhum conhecimento de programação, e se dedicar apenas um pouco mais de tempo em estudo e aprendizado e fazer sites profissionais.

Por que usar o WordPress? O Que é CMS?

Agradecimentos

Se gostou deste artigo, não deixe de curtir, avaliar e compartilhar com os amigos isso me incentiva a criar mais conteúdo para você!

Deixe seus comentários e tire suas dúvidas, eu sempre responderei o mais rápido possível.

Lembre-se todos estes artigos e vídeos são gratuitos e o objetivo é ajudar e compartilhar conhecimento.

Então nos ajude visitando nossos patrocinadores e não deixem de visitar também nossas Fanpages no Facebook e no Google+! E é claro, nos siga em nossas redes sociais.

Obrigado por nos acompanhar e um grande abraço!

Compartilhando Conhecimento - Construindo o Futuro

Romero Carvalho